Total de visualizações de página

sábado, 11 de junho de 2011

MEMORIAL ACADÊMICO de ANA PAULA DANTAS DA SILVA


 




UP:CAMPO FORMOSO-BA
CIRCUITO: 9.2
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
ALUNA: ANA PAULA DANTAS DA SILVA

MEMORIAL ACADÊMICO

    Sou Ana Paula Dantas da Silva, nasci em 14 de março de 1979 no povoado de Tiquara município de Campo Formoso-Ba onde resido até hoje, sou de uma família humilde, porém batalhadora, apegada aos exemplos de meus pais e professores, segui em frente e decidida a ser uma profissional da educação. Sempre estudei em escola publica Educação Básica e, com muita dificuldade, levei minhavida diária sem perder as esperanças de um dia retornar para uma instituição onde pudesse terminar minha formação acadêmica e assim ser uma melhor profissional para servir outros que passarão pela escola como intuito de aprender e ser alguém. Por não desistir de minhameta, enfrentei dificuldades e desemprego, mas nunca desistir do objetivo fundamental de nunca parar de aprender e ser uma professora exemplar e dedicada a minha profissão:
O presente memorial, além da função de ser parte integrante do conteúdo exigido para conclusão do Curso de Letras, terá também a função de informar a todos que o lerem, sobre a minha vida escolar e profissional enquanto estudante. Mostrará alguns dos meus passos e dificuldades para chegar ao final de um Curso Superior e assim proporcionar uma melhor compreensão da nova visão que se adquire na busca de informações de um profissional apto para ser atuante na mudança para um futuro educacional melhor.
    Desde que concluir o Ensino Médio no ano de 2004, sempre sonhei em cursar uma faculdade, masas condições financeiras não me permitiamno momento, pois na cidade onde moro só têm faculdades particulares, tentei o vestibular naUniversidade do Estado da Bahia (UNEB), mas infelizmente não conseguir. Então eu não tinha muita opção, mas mesmo assim não desistir.  Mas graças a Deus em 2007 conseguir um emprego então não pensei duas vezes e me escrevi no vestibular na FTC ead, (Faculdade de Tecnologia e Ciências), que tem um polo na cidade de Campo Formoso-Ba onde moro, então comecei realizar meu sonho.Durante muito tempo de espera felizmente conseguir da inicio a realizar meu sonho, passei no vestibular e ingressei na faculdade em 2008 noCurso de Licenciatura em Letras, Português/Inglês, pois é a área a qual me identifico muito, foi um momento muito especial na minha vida.
    No primeiro dia de aula fiquei muito nervosa como se fosse o primeiro dia de aula de uma criança que estava indo pela primeira vez para a escola. Deu-se inicio então uma jornada acadêmica que teria muito que aprender e conhecer pela frente, pessoas diferentes, novos métodos de aprendizagens, pesquisas, enfim tudo era novo mas eu sabia que por mais difícil que fosse eu estava preparada pra enfrentar e vencer todos os obstáculos. As aulas seriam ministradas aos sábados, a primeira dificuldade que eu iria enfrentar era a viagem, pois, eu viajava 30 km para chegar a faculdade. Mas enfrentei com ajuda de Deus.
    Dando inicio aos trabalhos acadêmicos, percebi que iria ter que conviver com muitas pessoas diferentes de outras cidades, de costumes e pensamentos diferentes, pois a minha turma era uma turma de mais de 60 alunos. Mas foi ai que fiquei em um grupo de seis pessoas para realização dos trabalhos, pessoas essas que no primeiro momento nos demos muito bem, então começamos a trabalhar juntas traçamos uma meta desde o primeiro instante que começamos a fazer o primeiro trabalho em grupo, fizemos um compromisso de trabalharmos juntas lutando pelo mesmo objetivo e sempre sendo companheiras acima de tudo e, deu muito certo, na apresentação do nosso primeiro seminário ficamos um pouco preocupadas de não apresentarmos bem, pois nunca tínhamos apresentado um seminário antes, mas graças a Deus deu tudo certo a nossa apresentação foi uma das melhores. Então percebemos que se continuássemos trabalhando da mesma forma que começamos unidas tudo seria mais fácil, e assim passamos por todos os trabalhos, seminários, projetos, estágios de cabeça erguida, com dificuldade mas nada que fosse impossível de realizar.
    Contamos também com a ajuda, compreensão, dedicação e acima de tudo paciência de uma pessoa muito especial que conviveu conosco durante toda a nossa jornada, a tutora Daniela, uma pessoa meiga, carinhosa, compreensiva e muito paciente, pois não era fácil trabalhar em uma turma de 60 alunos, e ela conseguiu, estava sempre ali nos orientando nos trabalhos tirando nossas dúvidas, incentivando-nos, enfim uma pessoa extraordinária.
    Durante o período acadêmico, um dos momentos mais importantes que achei foi o momento de estagio, pois era o momento aonde iria por em prática tudo que estava aprendendo na teoria e onde iria perceber realmente o quanto era importante a minha formação na área que escolhi e que teriaque me dedicar para mim tornar uma profissional competente e capacitada para assumir minha profissão com dignidade e acima de tudo com amor pelo que faço.
    Portanto passando por toda essa jornada, com dificuldades, mas com esperança de que tudo iria dá certocheguei ao final dessa caminhada, com orgulho de ter conseguidorealizar meu grande sonho de ser uma profissional da educação, pois é o que gosto de fazer passar para outras pessoas tudo aquilo que aprendo e saber que estou contribuído para a formação de cidadãos.
    Ao final, termino aqui meu memorial deixando escrito um pouco da minha história acadêmica e junto também um pouco da minha felicidade em dizer que hoje sou graduada, mas que não pretendo parar por aqui, com fé em Deus assim como ele me concebeu essa vitória tenho certeza que ele irá me ajudar a chegar mais adiante e cursa uma pós-graduação e quem sabe um mestrado pois é mais  um dos meus sonho que pretendo realizar essa foi apenas uma das etapas que conseguir em meio a outras que pretendo. Pois acredito que ser professor é sonhar com o futuro que poderá ser modificado se o empenho para tal for realizado, mas para isso temos que estar sempre buscando, estudando, pesquisando para inovarmos nossos conhecimentos para nos tornarmos grandes mestres tanto na vida acadêmica, pessoal e também profissional.

GRADUANDA – ANA PAULA DANTAS DA SILVA










UM DOS MOMENTOS QUE COMPARTILHAMOS NOSSOS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS.  EQUIPE DE TRABALHO
 






Nenhum comentário: